quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

OMS aponta estimativa de que um em casa 10 produtos médicos que circulam em países de baixa e média renda são de baixa qualidade ou falsificado

"Um em cada 10 produtos médicos que circulam em países de baixa e média renda são de baixa qualidade ou falsificado". Esta é a estimativa apresentada em novas pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no dia 28 de novembro.

Segundo as pesquisas, as pessoas estão tomando medicamentos sem eficácia no tratamento ou na prevenção de doenças. Estes produtos consumidos de qualidade inferir ou falsificados podem causar doenças graves e até a morte. Além do desperdício de dinheiro individual e dos sistemas de saúde.

["Medicamentos de baixa qualidade e falsificados afetam particularmente as comunidades mais vulneráveis", afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Imagine uma mãe que deixa de comprar alimentos ou manter outras necessidades básicas para pagar o tratamento de sua criança, sem saber que os remédios são inadequados ou falsificados e que esse tratamento pode fazer com que o filho morra. Isso é inaceitável. Os países concordaram em medidas a nível global – é hora de transformá-las em ações tangíveis". ]

Desde 2013, a OMS recebeu 1,5 mil notificações de casos de produtos abaixo do padrão ou falsificados. Desses, antimaláricos e antibióticos são os mais comumente relatados. A maioria das notificações (42%) vem da África Subsaariana; 21% vem das Américas e outros 21%, da região Europeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário